quarta-feira, novembro 16, 2016

Consertando muros - Para sua Edificação





Então eu lhes disse: […] Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. […] Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encheram de coragem para a realização desse bom projeto. (Neemias 2.17,18).

O muro em ruínas de uma cidade era algo muito ruim naquela época. Deixava a cidade vulnerável tanto a ataques físicos quanto à perniciosa ridicularização dos poderes vizinhos.

No caso de Jerusalém, o muro não reparado também dava aos estrangeiros um motivo para escarnecer de Deus, pois aquela era sua cidade santa.

 Por isso Neemias chorou, se lamentou, jejuou e orou durante vários dias ao saber da notícia sobre a situação do muro, destruído e negligenciado por mais de um século.

Durante cento e vinte anos, após a destruição do muro pelos babilônios (2 Crônicas 36.19), gerações do povo de Jerusalém olharam para aquelas ruínas sem fazer nada.

Talvez para elas, reconstruir o muro parecesse um desafio impossível, embora a cidade contasse com muitos trabalhadores.

O povo necessitava de alguém que os reorganizasse, que planejasse um curso de ação para eles e os conduzisse pelo processo de reconstrução. Precisavam de um líder.
De Neemias. Por incrível que pareça, levou-se apenas cinquenta e dois dias para reerguer o muro da cidade. E isso foi possível porque havia um grande líder a traçar o rumo para todos os envolvidos.

Nenhum comentário: